Teorias relacionadas ao ensino à distância on-line

Várias teorias têm feito contribuições significativas para o EAD. A teoria do
construtivismo, como um exemplo incentiva a aprendizagem autônoma em que
os alunos são construtores ativos de conhecimento, significado e compreensão
com base em sua própria experiência de aprendizagem.
John Dewey elaborou um estudo sobre isso afirmando que a aprendizagem é
uma coleção de práticas sociais, experiências nas quais os alunos aprendem
fazendo, cooperando e refletindo com os outros. Além disso, em anos mais
recentes, quando o aprendizado online cresceu mais significativamente, a teoria
da aprendizagem colaborativa online promove a aprendizagem colaborativa,
desenvolvimento do conhecimento e propõe o uso da internet na reconstrução
da educação formal, não formal e informal.
Ead engenharia de software
A ideia de que o facilitador (professor) deve ser responsável pelo processo de
construção do conhecimento e pelas três fases da criação do conhecimento;
geração de ideias, organização de ideias e convergência intelectual, provocou
muito debate e engajamento entre os membros da comunidade social. Revendo
aprendizados importantes teorias ajudam na construção de andaimes e
fornecem uma base para conduzir o estudo atual.
Desde o início da pandemia de Covid-19 e a descontinuação das aulas
presenciais, um número considerável de pesquisas na literatura explorou
percepções do EAD.